quarta-feira, 21 de julho de 2010

RJTV visita a Glória

Hoje tivemos o retorno do RJTV ao bairro dando continuidade a matéria apresentada em 21/05. Infelizmente os problemas continuam, mas algumas soluções já estão em andamento. O Sr Thiago Barcellos da Subprefeitura esteve no bairro para ouvir as colocações dos moradores e comprometer-se com as soluções. O RJTV retornará ao bairro no dia 22/11.

7 comentários:

  1. AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL NO BAIRRO DA GLÓRIA NOS DIAS 17 E 18 (manhã e noite!) DE AGOSTO

    Ontem a noite qdo voltava da facul notei as ruas limpas e claras. Fiquei tão feliz! Senti-me mais segura e me fez bem a alma, encolhida no corpo cansado, não ter q atravessar o corredor do shopping chão. Hoje 8:30 h indo para o trabalho, a Guarda Municipal estava em ação na rua Sto Amaro, próximo a Termas Spazzio. Vi serem atenciosos com um morador de rua q separou seus cobertores e outros pertences das outras tralhas, vi latas de cola serem encontradas, vi uma mulher esbofetear um dos guardas, vários drogados dando pitis, mas o q lamentei não ver foi os moradores do bairro apoiarem e incentivarem claramente a ação da Guarda Municipal. Muitos solicitam uma maior ação tanto dela quanto da PM na Glória, mas desvalorizam o serviço qdo é prestado. Mesmo sob pena de ser politicamente incorreta, como cidadã, clamo a subprefeitura, a GM e a PM, q intensifiquem e mantenham sua interferência no Bairro da Glória, sobretudo no trecho entre a Andrade Pertence e a Conde Lage, e também na Santo Amaro até o gradeado da Beneficiência Portuguesa, pois a situação da população de rua, tóxicos e violência chegou a beira do caos. Queremos benfeitorias? Sim! São muito necessárias! Mas no meu entendimento o aspecto social, principalmente ligado a segurança, deve encabeçar a lista de nossas prioridades.
    Não sou insensível quanto as necessidades da mendicância q instalou-se no bairro. Uma política social eficaz precisa ser desenvolvida de modo a criar oportunidades para essas pessoas. É necessário resgatar-se o valor humano destes que, abandonados, se auto-abandonaram. Embora seja um problema histórico e muito complexo, devemos pressionar o Estado a fazê-lo. Existem formas, dignas e legais para isso! Não é necessário incorporarmos uma culpa por termos casa e comida se estamos com nossas consciências tranquilas qto aos atos q praticamos. O oposto de não discriminar não é compacturar, e a caridade q incentiva a inércia não é uma ação afirmativa q combata as diferenças e possibilita o desenvolvimento humano. PARABÉNS AOS Q ENCARAM ESSA LUTA DIÁRIAMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Senhores, como residente nesse bairro e pela função que exerço solicito contato com representante desse conselho. Agradecido. Pfe

    pfeffer@oi.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Vitória Pinheiro. Apertei a mão de dois Policiais Militares que no dia 19 trabalhavam no Largo da Gloria e obtiveram resultados muito positivos, agindo com autoridade e sem violência. Acredito que manter a ordem no Bairro é uma responsabilidade coletiva e os moradores devem estar atentos e unidos às ações que devolvem a paz às ruas da Glória.

    ResponderExcluir
  4. Também concordo com Vitória e Ane. Falei com várias pessoas entre os dias 17 e 19. Entre elas, os funcionários da Comlurb que lavavam o Largo Paulo Cândido, graças à ação da GM e da PM, que estão intensificando as ações no bairro, atendendo às reclamações dos moradores, inclusive minhas, diariamente, interpelando pessoalmente ou enviando dezennas de e-mails. No dia 18, acompanhei desde cedo a movimentação e conversei com os policiais militares que estão de parabéns. Estão agindo com firmeza, porém com respeito e educação. Nesse dia a polícia levou um homem que perambula pelas ruas do bairro. Perigoso estava sempre por ali rondando. Nos bolsos, maconha e pedras portugueses para jogar nos carros da GM que pela primeira vez foi ao esconderijo das "mercadorias" do shopping chão e levou tudo (daí não ter anta gente esses dias).

    Também não sou insensível aos problemas sociais mas é preciso saber distingüir os que são realmente moradores de rua dos que aproveitam da falta de ordem que tomou conta do bairro para vender e consumir drogas o dia inteiro. Da minha janela, vejo as mesmas mulheres e homens com aparência saudável, musculosos, bebendo cachaça e mumando maconha o dia inteiro, imundando o Largo Paulo Cândido e impedindo até a Comlurb de varrer. Não fazem nada além de consumir e repassar drogas. Alguns disfarçam a "atividade" com panos estendidos no chão e um monte de quinquilharias em cima. Não é aquilo que eles vendem. É outra coisa. Alguns chegam cedo, com uma roupa melhor e vestem outra no Largo. Trocam de roupa várias vezes por dia numa forma de confundir a GM e a PM.

    Acredito que a situação possa melhorar se os moradores se unirem e reclamarem sempre que necessário mas também e principalmente, elogiar o empenho dos bons servidores. Atualmente dois policiais militares circulam pelo bairro fazendo um trabalho diferenciado. Um deles me deu até o telefone celular, caso algo complicado esteja acontecendo.

    A noite do dia 18, por volta das 20h, dava gosto olhar o Largo Paulo Cândido, limpo e vazio. Vai ser difícil conservá-lo assim e será necessário o empenho da população.

    ResponderExcluir
  5. Pfeffer, Ane e Sergio, gostaríamos de contar com voces na votação. Até lá!

    ResponderExcluir
  6. Pfeffer, gostaria muito de votar mas ainda não sou associado. Como proceder?

    ResponderExcluir
  7. Vejam a matéria desse link referente a depredação no bairro da Glória:
    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/09/23/vandalos-queimam-chafariz-na-gloria-921066030.asp
    Em todas as oportunidades junto a AMA Glória, subprefeitura, GM e PM, e também nos espaços de comunicação do bairro via internet, tenho defendido a idéia que o PIOR problema que a Glória enfrenta hoje são os moradores de rua. Não minimizando os demais, mas a população de rua, acobertada pelo shopping chão, é link entre os problemas de falta de segurança (escondem e escoam roubo), drogas (como usuários e traficantes), aliciamento (tem chegado gente nova), sujeira e principalmente, a depredação do bairro. Podemos constatar o total descaso com a propriedade pública, a depredação, não somente com fins lucrativos como o roubo das fiações de luz, chapas etc., mas também a pior de todas, a que marca territórios como afirmação de poder e prevalência do desrespeito social. Estamos trabalhando arduamente para a realização das obras necessárias ao bairro, e temo que se concomitantemente não acontecer uma radical e autoritária entrada do poder público será um esforço em vão, que na verdade esmorece as esperanças dos cidadãos face ao autoritarismo de um terceiro poder. Não sou apática quanto às necessidades e direitos sociais das pessoas, mas acho que a sociedade não tem que entrar num ciclo de mea culpa aceitando e acomodando-se a invasiva destruição do bairro. Não dá pra pensar a longo prazo no "cuidar dessas pessoas criando condições blá, blá, blá..." OS MORADORES DO BAIRRO DA GLÓRIA NÃO TÊM QUE RESOLVER ESSE SECULAR PROBLEMA SOCIAL, CABE AO ESTADO! TEM QUE SER COBRADO AO ESTADO! Como sociedade temos que ajudar? Sim, pressionando o Estado. Como cidadãos devemos ajudar? Sim, exercendo nossa cidadania e não compactuando com o que nos é prejudicial. Por amor ágape devemos ajudar? Sim, com ações afirmativas reais e eficazes que visem o resgate e a restauração do ser, numa verdadeira inclusão social. Enganamo-nos com esmolas que aquecem a nossa vaidade e mantém a estabilidade caótica da situação. É necessário um trabalho sério no bairro a longo prazo envolvendo a todos, mas são urgentes as medidas imediatas e eficientes. Minha opinião apenas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu argumento.